terça-feira, 26 de outubro de 2010

Sem surra!


Eu sempre disse para minha mãe que gostaria de ter nascido nos anos 70. Acho que as minhas preces começam a ser ouvidas, não da maneira como eu esperava, é claro. Estão querendo calar a coerência, e acabar com a liberdade de expressão.
O “seu Silva” tentou fazer isso isoladamente com o humor, mas ficou parecendo preconceito. A lei eleitoral que censurava os órgãos de imprensa a não fazer humor com a política não vingou, foi suspensa por 6 votos a 3, o que leva a crer que 3 cidadãos estão de acordo com a censura. Interessante!
Então porque não fazer com a mídia toda? Como o “dono do Brasil” tem muitos fiéis, pensou que logo os mesmos seguiriam o mestre. E foi dito e feito; o Ceará criou um conselho para ajudar a mídia. Tão bom samaritano, sempre querendo ajudar.
E a moda está pegando. O governo de Alagoas está estudando a criação de um conselho deliberativo para monitoramento da programação da mídia. Monitoramento! Isso me trás recordações de um tempo do qual não vivi nem participei, mas estudei muito sobre: Ditadura. AI5. Um tempo onde tudo que saísse na mídia teria que passar primeiro pelas mãos de um grupo de MOÇOS, para ver se a publicação não feriria a “nação”.
O presidente do conselho a ser criado no Alagoas, Marcos Guimarães, disse: “Não podemos cruzar os braços. Nem tudo que vai ao ar é agradável à sociedade...”. Ô marquinho, será mesmo que é com a sociedade que o senhor está preocupado?
Na CONFECOM (Conferencia Nacional de Comunicação) ficou estabelecida a necessidade de diploma para ser jornalista. Então, para fazer parte do suposto “conselho regulador” do Alagoas, me pergunto quais seriam os diplomas necessários? Será que o senhor Marcos Guimarães possui algum?
Bahia e Piauí estudam projetos semelhantes. Em todos os estados citados, coincidentemente as pessoas que lideram tais projetos estão ligadas ao “partido da estrelinha”. Será que estão com medo de apanhar da mídia? Calar a mídia já não deu certo uma vez, mas o dono do Brasil está tentando bater nessa tecla mais uma vez. Ele, que em outros tempos lutou contra esse tipo de atitude, hoje parece estar com medo de perder o poder.
Censurem, e terão o troco. Espero que a MPB ainda tenha cartas na manga. Porque não creio que o Restart ou o Cine as tenha.
Se os governantes estão à procura de briga com a mídia, logo irão conseguir. Mas espero sinceramente que estes sejam atos isolados, que não serão levados adiante. Preocupem-se em governar de maneira correta, e não terão que temer a mídia. Pois ninguém quer o retrocesso, os conflitos por interesses mesquinhos. Sem surra, por favor.

3 comentários:

  1. Nossa... tenho q concordar... bem escritoo..

    Show de bola.. vou passar pra outras pessoas.. bela meu garoto

    Abraçoo Brother

    ResponderExcluir
  2. adorei o texto!

    indicação do Danilo, então aqui estou eu =)

    bom, nem vou comentar muito desse assunto. estou numa faculdade de jornalismo prestes a terminar, com um diploma de que, talvez, não me valerá de nada. mas essa é uma briga antiga, longe de ter um nocaute para algum dos lados.

    ditadura pelo menos se "mostrava" o que não podia, surrava, batia. o Brasil de hoje sensura no silêncio, por debaixo dos panos. talvez até Hitler era mais confiável com seus ideais à mostra do que um Brasil que "finge" ser do bem.

    ResponderExcluir